Analysis Of Guerra E Paz, De Candido Portinari

826 Words2 Pages

O objetivo deste ensaio baseia-se na análise da obra “Guerra e Paz” de Candido Portinari levando em consideração as motivações modernistas do pintor e a expressão da vida cotidiana brasileira. Candido Portinari, estudou na Escola Nacional de Belas Artes, e ganhou prêmio de viagem para Europa. Ao ter contato com as obras europeias, sua arte sofreu influencia do cubismo, surrealismo e da tradição, resultando em uma arte com caractérísticas modernistas. “A distÂncia, pode ver melhor a sua terra. Decide: Vou pintar aquela gentecom aquela roupa e com aquela cor...” (projeto Portinari). Influenciado pelos muralistas mexicanos, Portinari desempenhou um papel importante na pintura mural, pintor nacionalista, ele escolhia retratar a realidade brasileira …show more content…

Na obra, pode-se perceber que as figuras representadas na Paz, exaltam alegria e aconchego. As cores ocres predominam na composição, assim como tons de cinzas, laranjas, terras, amarelos, preto, rosas e branco. A textura é espessa e lisa com pinceladas marcadas. São os meninos de Brodósqui, cidade onde o pintor nasceu, que Portinari já representou em outras de suas telas, são cenas de crianças podendo brincar livremente, pulando carniça, armando arapuca, nas gangorras e em cambalhotas, pulando amarelinha, brincando no balanço e piruetas. Um roda de meninas localizada na parte esquerda da tela, mostra a uniaõ entre diferentes etnias, representando pelas mãos dadas. No meio da tela, do lado esquerdo, um grupo de coral de crianças de todas as raças cantando alegremente. Ao centro do painel, dois cabritos dançam. Uma noiva é carregada em um cavalo branco, como uma cena do interior, o noivo usa um chapéu de cangaceiro. Há palhaço, a mulher carregando um cordeiro, um grupo de moças que parecem festejar dançando e cantando e a representação de festas populares com o Bumba-meu-Boi, o homem em pé com os braçoes erguidos e usando uma vestimenta de cavalo. Acima, a cena de homens trabalhando, a lavoura, homens plantando e colhendo, um espantalho para ligar …show more content…

Composição predominente em tons azuis, verdes, violetas, cinzas, terras, laranjas, brancos, preto, rosas, lilases e branco, apresenta pinceladas marcadas e textura lisa. Portinari optou pelo tema intemporal dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Usou de sua liberdade de criação para encontrar uma alternativa que ele encontrou para o tema realista de combates do século XX, e arsenal de armas. A guerra foi representada pelo sofrimento que a guerra gera na sociedade e não nos combates e soldados. A cor dos cavalos é relacionada ao texto biblíco, na qual o primeiro é branco, o segundo é cor de fogo (vermelho), o terceiro é preto e o quarto é baio (amarelo). Encontra-se feras carniceiras pela tela, hienas mostrando as

Open Document